Páginas

1e2/Jul: Sem. Lítero-Musical Paulo e Estêvão no SESC-BH/MG

Seminário Lítero-Musical Paulo e Estevão dias 1 e 2 de julhoA Sócio-Organização de Espiritualidade e Religiosidade (SER) promove nos dia 1º e 2 de julho uma grande homenagem a uma das obras mais importantes da lavra mediúnica de Francisco Cândido Xavier, o Mineiro do Século.
O Seminário Lítero-Musical Paulo e Estêvão reúne no SESC Palladium, em Belo Horizonte, músicos, poetas, atores, estudiosos e pesquisadores para celebrar os 70 anos de lançamento da obra homônima, que amplia de forma inédita nosso entendimento sobre os eventos que marcaram os primeiros passos do Cristianismo após a morte de Jesus.

Ao longo de dois dias, eles vão abordar as diversas contribuições historiográficas, arqueológicas, literárias e espirituais que Paulo e Estêvão tem a oferecer para a pesquisa e a reflexão existencial do homem contemporâneo.

No domingo acontece o lançamento do livro Paulo e Estêvão em Sonetos, escrito pelo poeta mineiro Gladston Lage, a partir da versão em Esperanto do romance histórico. Como explica o autor, "além da cultura poética e do ânimo esperantista, objetiva-se motivar a leitura da composição basilar (a quem não leu), relembrá-la estilistica e resumidamente a quem leu e subsidiar a dramaturgia".

Paralelamente, haverá exposição de desenhos feitos pelo artista plástico Adriano Alves para ilustrar a obra, apresentação de esquete da Cia. Laboro com base nos sonetos e um painel com a participação de Gladston Lage, Haroldo Dutra Dias, Cesar Perri, Wagner Paixão, Nestor Mazzoti, Afonso Chagas e Oceano Vieira de Melo.

Na segunda-feira, o pesquisador Haroldo Dutra Dias conduz o seminário propriamente dito, em que as reflexões sobre a vida de Paulo de Tarso serão apresentadas a partir da obra literária e emolduradas por apresentações artísticas. Participam neste dia Ladston do Nascimento, Cacau Lopes, Tim e Vanessa, dentre outros.

Inscrições e outras informações, no site www.pauloeestevao.com.br



PARTICIPAÇÕES

Haroldo Dutra Dias (MG)Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Ibirité. Especialista em estudos sobre a língua grega e a cultura judaico-cristã, é tradutor do Novo Testamento e autor do livro Parábolas de Jesus - Texto e Contexto.

Nestor João Masotti (DF)Presidente da Federação Espírita Brasileira e Secretário-Geral do Conselho Espírita Internacional.

Oceano Vieira de Melo (SP)Pesquisador audiovisual e proprietário da Versáti Home Video, empresa especializada no lançamento, em DVD, de filmes nacionais e internacionais raros.

Gladston Lage (MG)Gerente do Albergue Municipal de Belo Horizonte, pedagogo, poeta e pesquisador da obra de Chico Xavier, é presidente da Associação Grupo Espírita O Consolador.

Ladston do Nascimento (MG)Intérprete, compositor e criador de trilhas sonoras para teatro, acumula diversas premiações e participações em novelas e minisséries televisivas.

Ricardo Marçal (MG)Violonista, professor e pesquisador musical, é um dos destaques da nova geração de violonistas clássicos brasileiros.

Demósthenes Ferreira (MG)
Violoncelista, compositor e arranjador premiado, é membro efetivo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Cia. Laboro (MG)Grupo teatral dotado de identidade estética muito particular, desponta nesses 16 anos de atuação como um dos grupos mais relevantes do cenário artístico espirita brasileiro.

Tim e Vanessa (MG)Dupla musical reconhecida no movimento espírita de todo o país, caracteriza-se por traduzir em canção passagens e temas do Evangelho, à luz da Doutrina Espírita.

Cacau (MG)Cantora profissional, com dois CDs gravados, já dividiu o palco com nomes como Toninho Horta, Yuri Popov, Vander Lee e Ladston do Nascimento.


PROGRAMAÇÃO

Domingo (1º de julho)
17h às 18h20 – Exposição de desenhos e Tarde de Autógrafos do livro Paulo e Estevão em Sonetos
18h30 às 19h – Esquete teatral com a Cia. Espírita Laboro: Paulo e Estevão em Sonetos
19h10 às 20h – Painel de lançamento do livro
20h às 22h – Recepção no Mezanino para convidados

Segunda-feira (2 de julho)
14h às 19h30 – Exposição no Mezanino com venda de livros
20h às 22h30 – Seminário Lítero-Músical Paulo e Estevão
22h às 23h – Encerramento


O SER
O SER é uma organização social sediada em Belo Horizonte (MG) que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, de cunho científico, cultural e artístico, no âmbito da religiosidade e da espiritualidade. Produz e distribui, por meio do Portal SER (portalser.org), materiais audiovisuais como o PodSER e o Sete Minutos com Emmanuel que já contabilizam quase cem mil downloads em todo o mundo. Promoveu, em 2011, o Seminário Lítero-Musical A Caminho da Luz, lançado recentemente em DVD.


SERVIÇO
O SER promove o Seminário Lítero-Musical Paulo e Estêvão, em comemoração pelos 70 anos de lançamento da obra, que é uma das mais importantes psicografadas pelo médium mineiro Chico Xavier
Data: 1º e 2 de julho
Local: SESC Palladium, em Belo Horizonte
Horários: A partir das 17h, no domingo, e a partir das 20h, na segunda-feira
Entrada: Gratuita, mediante inscrição, no domingo e com ingressos a R$20,00 na segunda-feira


Saiba mais sobre Haroldo Dutra:
http://www.feego.org.br/images/eventos/eventosdestaque/foto_haroldodutradias.jpgHaroldo Dutra Dias é dessas almas que se reconhecem portadoras de compromissos espirituais e, mais do que isso, reconhecem com clareza quais sejam esses compromissos. Por isso, tão logo conheceu o projeto de Estudo Minucioso do Evangelho desenvolvido por Honório Abreu, no Grupo Emmanuel, em Belo Horizonte, reconheceu ali a base segura sobre a qual assentar os próprios passos. Contava à época apenas 15 anos de idade e nem por isso teve menos certeza de que era ao diálogo profundo entre o Evangelho e o Espiritismo que deveria se dedicar, como tarefeiro do Cristo.

Perante a sociedade, é juiz de Direito. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a graduação, tendo em vista os propósitos maiores que o traziam até aqui, cursou uma série de cadeiras opcionais sobre Língua Grega, Literatura Grega, Paleontografia e Crítica Textual. A experiência proporcionou a Haroldo uma vasta bagagem de pesquisa, que se somou aos esforços autodidáticos para lhe prover de um preparo excepcional no que diz respeito ao estudo da Primeira e da Segunda Revelações sob a luz da Terceira.

Não à toa, ele foi escolhido para elaborar a versão do Novo Testamento editada pelo Conselho Espírita Internacional, em 2010, e lançou em 2011 a obra Parábolas de Jesus - Texto e Contexto, em que apresenta fundamentos doutrinários e linguísticos para uma genuína interpretação das parábolas bíblicas em consonância com o Evangelho Redivivo.

Nos últimos anos, realizou uma série de seminários sobre temas como o Novo Testamento, as Cartas de Paulos, o Apocalipse, Paulo e Estêvão e A Caminho da Luz, que somam dezenas de milhares de cópias vendidas por todo o mundo em DVD. É membro fundador do SER, instituição espírita mineira com a qual desenvolve diversos projetos voltados para a disseminação do estudo do Evangelho e da Doutrina Espírita.

Mas se há brilho no intelecto, há também simplicidade na fala e na postura. Haroldo Dutra Dias não se destaca apenas pelo notável conhecimento espírita e evangélico, tampouco pela eloquência com que propaga esses saberes dentro e fora do Brasil. Sobressaem nele a fala simples, sem afetação, o trato coloquial, sem pedantismo, e a alegria sincera na partilha das bênçãos que a Boa Nova do Cristo nos oferece dia após dia.