FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO DISTRITO FEDERAL/ FEDF
DIRETORIA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE/ DIJ
CONFRATERNIZAÇÃO DE JUVENTUDES ESPÍRITAS DO DISTRITO FEDERAL / COJEDF – 2011
Planejamento Geral das Atividades
- IDENTIFICAÇÃO
- Evento: Confraternização de Juventudes Espíritas do DF/ COJEDF.
- Promoção: Federação Espírita do Distrito Federal/ FEDF.
- Participantes: Jovens de 13 a 21 anos, que freqüentam as Juventudes Espíritas do Distrito Federal.
- Data: 19/6/11
- Local: EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação
Tema: A nova era: como contribuir para fazê - la acontecer?
- OBJETIVO GERAL DO ENCONTRO:
Confraternização de juventudes espíritas do Distrito Federal
Proporcionar aos jovens a noção doutrinária de nova era, com vistas a uma participação consciente no processo de construção dos novos tempos.
- ESTUDO (2 horas)
Faixa etária: 13 a 21
A nova era: como contribuir para fazê – la acontecer?
- Objetivos específicos:
- Identificar as manifestações mais evidentes da nova era, prevista por Jesus e ratificada pelos Espíritos superiores.
- Indicar formas de contribuição que o jovem espírita pode oferecer, com vistas ao advento dos novos tempos:
- na família;
- no grupo social;
- no ambiente escolar;
- na casa espírita.
Eventos instrucionais
- Apresentação dos facilitadores (5 minutos)
- Desenvolver a dinâmica Ata/desata para apresentação e integração dos participantes. (anexo 1) (15 minutos)
- Após a dinâmica de integração, dar início ao estudo solicitando aos participantes que observem atenciosamente o cartaz da COJEDF, exposto em local visível a todos. Incentivá-los a fazer a interpretação do conteúdo do cartaz, conduzindo-os de forma a se manterem dentro dos objetivos – A nova era: como fazê-la acontecer? (10 minutos)
- Após a interpretação do cartaz, dizer aos jovens que eles vão fazer uma leitura e discussão em grupo com base no capítulo XVIII, A geração nova, item 34 da obra A Gênese.
- Dividir a turma em quatro grupos para a realização da atividade e entregar o texto. (anexo 2)
- Após isso, escrever no quadro a pergunta: A Nova Era: como fazê-la acontecer, como jovem espírita? Pedir que escrevam a resposta encontrada pelo grupo no papel pardo. Colocar-se à disposição, no sentido de esclarecer possíveis dúvidas. (20 minutos)
- Solicitar aos grupos que afixem no quadro o resultado de seus trabalhos, à medida que forem terminando.
- Proceder, então, à leitura das respostas dos grupos, tecendo comentários, se necessário. (15 minutos)
- Fazer a integração da próxima atividade, a partir das colocações dos grupos afixadas no quadro. Solicitar que um integrante de cada grupo troque de grupo, formando assim, grupos variados.(5 minutos)
- Solicitar aos novos grupos a tarefa de exemplificarem formas de contribuição do jovem espírita na Nova Era diante dos seguimentos: familiar, social (meio ambiente), escolar e na casa espírita. Entregar as fichas para o jovem que se deslocou de seu grupo para o novo outro grupo. (anexo 3)(10 minutos)
- Entregar aos grupos material para elaboração de um cartaz artístico. Para isso, colocar à disposição deles canetas hidrográficas de diversas cores, lápis de cor, giz de cera e outros materiais adequados à atividade.
- O facilitador cuidará para que não haja exagero, sob qualquer aspecto, nessa manifestação de arte. (20 minutos)
- Enquanto os grupos realizam a atividade proposta, cartaz artístico, retirar e guardar cuidadosamente o material que está exposto (os resultados dos trabalhos em grupo no papel pardo).
- A coordenação recolherá esse material.
- Conforme os grupos forem terminando, afixar no quadro, cada cartaz, de modo a formar, no final do processo, um mural artístico. ((5min.)
- Tecer breves comentários sobre o mural artístico – no que diz respeito à criação. Enfatizar que esse trabalho poderá ser visitado por todos na sala, antes do intervalo para o almoço e que na parte da tarde será utilizado para o desenvolvimento das oficinas práticas. (5 minutos)
- Entregar uma folha A4 (anexo 4) e um envelope para cada participante, solicitar que demonstre com palavras ou desenhos uma carta de incentivo diante das dificuldades da Nova Era, para um evangelizando, como se ele fosse um mentor espiritual. O facilitador deverá ler o comando. (10 minutos)
- Explicar que não precisa nomear e que a mesma deve ser posta no envelope e entregue conforme forem terminando. (5 minutos). (colocar o nome do remetente)
- As cartas serão identificadas pelos facilitadores sem que os participantes vejam.
- Ao final das oficinas as cartas serão entregues para a mesma pessoa que a escreveu para reflexão individual.
- Agradecer aos jovens, felicitando-os, não só pelo mural, pela carta mas pela participação efetiva em todos os momentos do estudo. (5 minutos)
- Técnicas:
- Leitura
- Interpretação
- Estudo em grupo
- Mural artístico
- Confecção de carta
- Recursos:
- Cartaz da COJEDF
- Texto para a leitura e discussão em grupo
- Folhas de papel pardo e canetas hidrográficas
- Cartolina branca (04) unidades por sala.
- Canetas hidrográficas de diversas cores, lápis de cor e giz de cera
- Papel A4 (carta) e envelope (um jogo para cada participante)
- Lápis e borracha
- Fichas
- Avaliação:
- O estudo será considerado satisfatório, se os jovens responderem às questões apresentadas no estudo em grupo; exemplificarem formas de contribuição do jovem espírita na Nova Era e participarem, com interesse, das demais atividades propostas.
Faixa etária: 13 a 21
Oficinas 2 horas
- Expressão corporal e desinibição (10 minutos)
Solicitar que formem um círculo no meio da sala. Apresentar uma bola plástica grande que deverá ser jogada para todos, sem cair. Criar várias maneiras para movimentar o corpo. Exemplo: dançando, em um pé só, agachando, em dupla.
Usar um CD com vários ritmos para otimizar a atividade. A troca da bola pelos participantes deve ser valorizada.
- Apresentar o mural artístico e valorizar as contribuições dadas pelos jovens, nos vários segmentos. Ler algumas colocações. (10 minutos)
Expor a proposta de trabalho para a oficina (cerâmica, dobradura, teatro, cenário e desenho).
O planejamento da oficina será entregue pelo oficineiro (1 hora )
- Apresentação dos trabalhos realizados pela turma, na própria sala. (20 minutos)
- Concluir os trabalhos, integrando com o tema do encontro. (10 minutos)
- Solicitar que ouçam a música e fechem os olhos. Em seguida distribuir a carta para cada participante. (5 minutos)
- Agradecer a participação e convidá-los a avaliar o encontro através de formulário entregue pela coordenação do evento. (5 minutos)
- Conduzir a turma para o salão onde será realizada a apresentação musical com Alexandre Paredes interpretando a música Nova Luz.
- Agradecimentos e prece final.
Anexo 1
Dinâmica de apresentação e integração: Ata/desata
Objetivos:
- Aproximação
- Criar vínculos, compreendendo a relação com o outro
- Dividir soluções diante das dificuldades desse momento de transição
- Desinibir
Material necessário:
- Cordas pedagógicas (80 cm) amarradas em forma de argola nas extremidades.
Tempo estimado:
- 15 minutos
Desenvolvimento:
Os participantes são convidados a formar duplas. A seguir, cada um recebe uma corda pedagógica com as extremidades amarradas em forma de argolas, onde após entrelaçar a corda com a outra parte da dupla, irá introduzir suas mãos. O jogo consiste em desenlaçar-se da corda do outro, sem retirar as argolas dos pulsos.
ANEXO 2
Leitura e discussão em grupo
a) Ler, silenciosamente, o texto “A Geração Nova” – item 34 de A Gênese.
Opera-se presentemente um desses movimentos gerais, destinados a realizar uma remodelação da Humanidade. A multiplicidade das causas de destruição constitui sinal característico dos tempos, visto que elas apressarão a eclosão dos novos germens. São as folhas que caem no outono e às quais sucedem outras folhas cheias de vida, porquanto a Humanidade tem suas estações, como os indivíduos têm suas várias idades. As folhas mortas da Humanidade caem batidas pelas rajadas e pelos golpes de vento, porém, para renascerem mais vivazes sob o mesmo sopro de vida, que não se extingue, mas se purifica.
Anexo 3
Ficha para ser entregue ao jovem que se deslocou do seu grupo de origem para integrar o novo grupo. A distribuição será aleatória.
Família | Grupo social (meio ambiente) | Ambiente escolar | Casa espírita |
Anexo 4
CARTA
Agora você é o mentor de alguém muito especial. Elabore uma mensagem para seu protegido sugerindo sobre como agir diante deste momento de transição. Você pode escrever ou desenhar.
Visualização Sucinta
- Dinâmica Ata/desata (duplas)
- Trabalho em grupo (texto Nova Geração)
- Trabalho em grupo (respondendo à pergunta:A Nova Era: como fazê-la acontecer como jovem espírita?)
- Trabalho em grupo (novo grupo) cartaz artístico
- Trabalho individual (carta)
BIBLIOGRAFIA
- Allan Kardec: A Gênese, cap. XVIII. Sinais dos Tempos*. A Geração Nova*; O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. I, item 9*; O Livro dos Espíritos, questões 917 e 918.
- Emmanuel: A Caminho da Luz. Introdução*. Cap. XXIV e XXV.
- Hernani T. Sant’Anna. Notações de um Aprendiz, cap. As grandes contradições*. Amar e Servir, cap. 29.
- Humberto de Campos (Espírito): Cartas e Crônicas, cap. 37.
- Juvanir Borges de Souza. Tempo de Renovação, cap. 21 e 4; Tempo de Transição, cap. O Cristo e o Mundo.
- Manoel Philomeno de Miranda. Trilha de Libertação, cap. Reflexões necessárias.
- Martins Peralva. Estudando o Evangelho, cap. 28* e 29*.
- Novo Testamento. João, 4:19-23; 14: 16-31; 16:1-15. Lucas, 17:20-37. Marcos, 10:28-31.
- Rodolfo Calligaris. Bem-aventurados os Mansos, p. 13.
* Textos que atendem melhor às atividades de estudo, como, por exemplo, o trabalho em grupo.